Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2009

As tecnologias em ambiente escolar: alguns apontamentos

As tecnologias estão cada vez mais presentes nas sociedades modernas, tanto em ambientes mais favorecidos economicamente quanto nos mais humildes, fazendo-se instrumento a cada dia mais indispensável na vida de todos nós. Um dos recursos tecnológicos mais procurados e importantes nos dias de hoje é o computador, por ser um meio eficiente e prático de comunicação e interação, facilitando a vida e a aprendizagem das pessoas que dele utilizam.
A escola enquanto espaço de construção de aprendizagens e formação de pessoas deve acompanhar a evolução da sociedade, para que, dessa forma, possa contribuir com a mesma de forma significativa. Dessa forma, necessita estar atualizada e equipada com os diversos meios que a tecnologia oferece, atraindo os alunos para a aprendizagem e tornando o ensino mais eficaz e de qualidade. Ao mesmo passo, deve buscar a capacitação de seus profissionais para que os mesmos possam atuar com segurança e objetividade, dando-lhes condições de exercer seu trabalho de forma consciente.
O uso de softwares educativos e educacionais nas escolas pode ser uma boa estratégia ao professor se ele estiver preparado para trabalhar com os mesmos, sabendo exatamente o que quer e aonde quer chegar, planejando situações que ofereçam condições reais de aprendizagem à seus educandos e tendo a dimensão exata da avaliação que pode realizar a partir dos mesmos.
Desta forma, tanto os softwares educativos - que são recursos com fins educativos explícitos - quanto os softwares educacionais - que podem ser utilizados para fins educativos, mesmo que não tenham sido criados com esta finalidade, são ótimas opções aos professores que possuem bom entendimento do funcionamento e finalidade de cada um desses recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário