Plano de aula do Projeto: “No mundo da imaginação”
Nível de ensino: Educação infantil
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
* Relacionar as versões da história “Chapeuzinho Vermelho” com outros contos clássicos, tendo maiores subsídios para criar suas próprias histórias;
* Reconhecer os personagens do filme “Deu a louca na Chapeuzinho” e perceber quais são suas histórias originais;
* Perceber as diferenças de personalidade e humor entre os personagens da história original e do filme;
* Criar um livro através do reconto oral da história e da escrita da mesma pelo professor
Duração das atividades:
* 4 aulas de 2 horas cada.
Materiais:
* Livros infantis: “Chapeuzinho Vermelho”(versão original) e “Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque);
* DVD / Televisão / Aparelho de som / CD de músicas infantis;
* Filme: “Deu a louca na Chapeuzinho”
* Papéis, lápis de cor, giz de cera, canetinhas;
* Caixa enfeitada com papéis coloridos;
* Capa em TNT vermelho que lembre a Chapeuzinho.
Estratégias e recursos da aula:
1ª aula:
a) Levar para a sala de aula, antes dos alunos entrarem, uma caixa surpresa com uma capa vermelha dentro.
b) Assim que todos entrarem na sala de aula, instigar os alunos para que olhem a caixa e descubram de quem seria a capa.
c) A professora deixa as crianças manusearem a capa e depois do reconhecimento da personagem “Chapeuzinho Vermelho”, veste a capa e propõe uma sessão de teatro de fantoches.
d) Todos os alunos pegam cadeiras e as colocam uma ao lado da outro, enquanto a professora prepara os fantoches e a ‘casinha’ do teatro.
e) Inicia-se a contação da história, sempre com a interação dos alunos;
f) Depois que a professora terminar, solicitar que os alunos também façam suas peças e se familiarizem ainda mais com a história.
g) Logo após, propor a realização de palitoches da personagem Chapeuzinho Vermelho e de dedoches do Lobo Mau.
h) Ouvir a música da Chapeuzinho: “Pela estrada afora...” e tentar aprendê-la.
2ª aula:
a) Mostrar aos alunos a capa do livro “Chapeuzinho Amarelo” e instigá-los a pensar sobre o que contem nesta história, qual é o seu nome, se eles podem relacioná-la com alguma história conhecida, etc.
b) Assim que todas as hipóteses forem lançadas, iniciar a contação da história, procurando usar entonação de voz a gestos para que o enredo fique ainda mais emocionante.
c) Assim que a história terminar, perguntar-lhes sobre o que entenderam e que comparações podem fazer com as hipóteses levantadas no início da atividade.
d) Propor a confecção de uma Chapeuzinho Amarelo em papel.
e) Ouvir a música da Chapeuzinho: “Pela estrada afora...” e tentar aprendê-la. Fazer a encenação dos dizeres da música.
f) Ouvir a música “Enquanto seu lobo não vem” e brincar conforme a música.
3ª aula:
a) Assistir o filme: “Deu a louca na Chapeuzinho”.
b) Realizar interpretação oral e ilustrativa da história, através de conversas e questionamentos sobre a mesma.
c) Ouvir a música da Chapeuzinho: “Pela estrada afora...” e fazer a encenação dos dizeres da música.
d) Ouvir a música “Enquanto seu lobo não vem” e brincar conforme a música.
4ª aula:
a) Confecção de um livro com as conclusões de todas as histórias aprendidas
b) Ouvir a música da Chapeuzinho: “Pela estrada afora...” e fazer a encenação dos dizeres da música.
c) Ouvir a música “Enquanto seu lobo não vem” e brincar conforme a música.
Avaliação
Verificar se todos os objetivos inicialmente pensados para as atividades foram alcançados e perceber as demais contribuições trazidas pelo trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário